Quem Somos

O Grupo Trovar d’Alma surgiu ocasionalmente após muitos encontros musicais entre os seus participantes, alguns com grande historial no contexto musical.

Foi então, tempo para outros nomes, e variações na sua composição.

O gosto pela poesia e os pequenos espetáculos que se foram fazendo à época motivaram o seu nome, que mais não é do que colocar Alma, empreender, gostar, vibrar, sentir. Sentir o texto enquanto suporte da música e vice-versa!

Assim nasceu há cerca de dez anos e assim se lhe foi dando forma.

Muitos ensaios pelo meio, muita amizade e diversão.

Os Trovar d’Alma sediam-se no Concelho de Vila Verde, onde têm o seu estúdio de gravação e onde se têm produzido muitos dos trabalhos apresentados em áudio e vídeo nas redes sociais, onde está plasmada a sua página oficial e o seu facebook.

Os temas são agora originais, com arranjos e orquestração do professor Armando Machado e com textos concebidos pela vocalista.

Mas nem sempre assim foi! A raiz da recriação dos temas foi sempre a orientação dada pela música tradicional e popular de expressão portuguesa.

E mesmo no contexto atual, à distância foi possível criar e apresentar trabalhos inéditos, como o enorme sucesso da música de Natal – “Os pezinhos do Menino”, que granjeou inúmeras partilhas e muitos comentários favoráveis.

Muitos trabalhos estão na forja, alguns mesmo a serem brevemente finalizados e a divulgar na Página que tem aumentado nos últimos tempos o seu número de amigos e seguidores.

A harmonização dos instrumentos deve-se ao facto de serem preferidos e utilizados os mais tradicionais, com a integração sempre constante das guitarras clássicas, piano e percussão. Antevê-se a possibilidade muito forte de num breve trecho serem construídos outros instrumentos de cordas pelo diretor artístico, já referido, com larga experiência de lutier.

Nos espetáculos é criada uma enorme empatia com o público e em função do contexto. O trabalho tem sido amplamente reconhecido. Contamos ocasionalmente com músicos convidados, sempre que oportuno, não faltando disponibilidade para esta participação, dado o reconhecimento do bom trabalho realizado.

Os Trovar D’Alma tiveram participações em espetáculos marcantes, dos quais se destacam:

Namorar Portugal, Festa das Colheitas, do Minho para a Europa, Santo António (Vila Verde),em colaboração com a Academia de Música de Vila Verde, Festa da Família, Vários concertos de Natal e de receção aos participantes no programa Erasmus, Feira Quinhentista, vários concertos de solidariedade, lançamento de livros de escritores locais …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *